Programa de Especialização Docente – PED Brasil

O Programa

O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é um curso de pós-graduação latu senso em ensino de Matemática desenvolvido por uma equipe do Centro Lemann de Stanford sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do STEP – Stanford Teacher Education Program e Paula Louzano, Visiting Scholar.

Os objetivos do PED Brasil são:

• Desenvolver e implementar no Brasil um programa de formação docente baseado na melhor pesquisa e prática disponível no mundo sobre como formar bons professores.
• Capacitar e apoiar instituições formadoras de professores no Brasil a desenvolverem-se como centros de excelência em formação docente.
• Conectar a pesquisa e a prática internacional mais recente sobre o ensino e aprendizagem da Matemática à formação docente e ao currículo das escolas de educação básica.

O que é o “Método Stanford”?

O método foca a pedagogia centrada no estudante, com ênfase na construção de salas de aula equitativas e com altas expectativas. Os módulos foram desenhados, intencionalmente, para assegurar compreensões pedagógicas fundamentais e construir habilidades docentes que estão entrelaçadas e são interdependentes. Há uma conexão direta entre o programa de estudos acadêmicos e as experiências em sala de aula, asseguradas por meio de atividades específicas predefinidas do começo ao fim do programa, culminando em um portfólio final coerente.

É formatado a partir de um conjunto de princípios, que podem ser observados no dia a dia no programa:

• Estreita relação entre teoria e prática
• Coerência curricular
• Centralidade da Escola na Educação Básica
• Equidade e Justiça Social
• Forte conexão entre Universidade e Escola

Currículo

Por meio de um conjunto coerente de módulos planejados com base em pesquisas, os professores participantes deliberadamente conectam teoria e prática na medida em que aprendem a planejar e colocar em prática currículo, avaliação e ensino que são centrados nos estudantes e planejados para promover salas de aula que sejam equitativas e salutares.

Base do Conhecimento